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Proposta de Valor: teste seus produtos e serviços para agradar o cliente e ter sucesso

Você sabe o real valor dos produtos e serviços oferecidos aos seus clientes? E como potencializar suas qualidades de modo que as pessoas as vejam com maior clareza? Segundo Alex Osterwalder, a Proposta de Valor (Value Proposition), uma das etapas da ferramenta Canvas, e que será abordada nesse texto, “é uma visão geral dos produtos e serviços que, juntos, representam valor para um segmento de clientes específico”.

A Proposta de Valor “descreve a forma como a empresa se diferencia dos seus concorrentes e é a razão pela qual os clientes compram de uma certa empresa e não de outra”, de acordo com Osterwalder. Então, se você tem uma empresa que luta contra os “tubarões do mercado”, precisa seguir na batalha ciente de que precisa ter um diferencial frente aos concorrentes.

Osterwalder e os executivos da Strategyzer, que deram vida a esse modelo de Canvas, inclusive, lançaram um livro específico para essa etapa chamado “Value Proposition Design” (HSM Editora – 2014), que auxilia a encarar os desafios de qualquer negócio ao mostrar os processos e as ferramentas necessárias para o sucesso em sua empreitada.

No vídeo a seguir, Alex detalha que o livro explica de uma maneira “explícita” como criar valor para seu cliente e desenvolver novas propostas de valor. Um aspecto interessante destacado pelo executivo e “guru” do Canvas – Business Model Generation, além do didatismo da publicação (foram contratados 4 ilustradores que traduziram em imagens o passo a passo da ideia embutida no livro), é que os empreendedores sempre precisam testar suas ideias antes de tirá-las do papel.

Ou seja, os empresários têm que construir algo que os clientes queiram. Então, a lei é: teste seus produtos o máximo possível!

Roberta Sodré
Coach de Negócios e Colaboradora do SEBRAE

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