home Notícias, SPTIC Cronograma do SPTIC para o semestre é apresentado

Cronograma do SPTIC para o semestre é apresentado

Por Renata de Albuquerque

A reunião do grupo de empresários do SPTIC que aconteceu no início de julho teve, em sua pauta, dois temas importantes: a apresentação do cronograma de atividades do semestre e a discussão sobre o portal SPTIC, que está sendo reformulado.

“Definimos os assuntos a partir do que foi levantado na Oficina de Planejamento Participativo (OPP), que definiu diretrizes e temas gerais para o nosso trabalho”, explicou Thiago Liberman Trajano, consultor do Sebrae e idealizador do SPTIC, cuja finalidade é levar conhecimento e atualização a empresas do setor de tecnologia e comunicação.

Um dos destaques do semestre serão as duas Oficinas de Pitch que vão ocorrer em agosto e novembro. Pitch, ou “Elevator Pitch” é uma técnica de apresentação curta, que tem por objetivo apresentar brevemente um projeto, produto, empresa ou profissional. A ideia é que, ao encontrar um investidor em um elevador, ele se convença de usar seus recursos para impulsionar o seu negócio. A técnica é fundamental para engajar prospects, clientes, fornecedores e parceiros, além de auxiliar a vender projetos e soluções – algo fundamental para as empresas de TI e Comunicação. As oficinas serão ministradas por Roberta Sodré, colaboradora do Sebrae.

As sessões de negócio, multissetoriais ou para públicos específicos (como empresas de alimentação ou vestuário), são parte da estratégia do projeto de aproximar as empresas de TI participantes do SPTIC de outras empresas do mercado, um diálogo cuja função é não apenas gerar negócio, mas também tornar a área de TI mais conhecida pelo público leigo, desmistificando a reputação de que o tema é “difícil” e apresentando-o como fundamental para o sucesso de negócios dos mais variados segmentos.

Com forte apelo prático, neste semestre também estão programados encontros sobre tendências do setor,  estratégias empresariais, propriedade intelectual e outros.

Trabalho colaborativo

Dentro do conceito de trabalho colaborativo, foi apresentado o novo portal do SPTIC. Três empresas estão envolvidas diretamente no projeto: Vega Web, IAE Brasil e RDA Comunicação Corporativa, estas duas últimas dedicadas exclusivamente à produção de conteúdo do portal.

O objetivo é que todos os empresários que participam do SPTIC participem, sugerindo conteúdos pertinentes ao portal, para que ele seja resultado de um trabalho verdadeiramente colaborativo e represente os valores do grupo.

O portal, que passou recentemente por algumas mudanças, já está no ar. “Mas, ainda precisamos que todos os participantes verifiquem se seus cadastros no portal estão corretos, para que quem acessar o site em busca de empresas de TI possa encontrar o que procura”, alertou Trajano. Questões como que empresas estão autorizadas a anunciar no site serão discutidas ao longo dos próximos encontros.

O trabalho colaborativo também dá o tom das iniciativas que o grupo pretende implantar para apresentar a outros escritórios do Sebrae, tanto na cidade de São Paulo quanto no interior do estado. Já existe um grupo de trabalho que vem elaborando as diretrizes dessa iniciativa e diversas novidades devem ser apresentadas até o fim de 2016.

“Vale a pena ressaltar que o objetivo de nosso grupo é identificar as carências e necessidades quanto à gestão de nossas empresas e, a partir das OPPs, promover encontros para a disseminação do conhecimento em gestão de empresas, relacionamentos etc. Os resultados virão com o tempo, mas ainda temos muito o que fazer para aprimorar nosso conhecimento e divulgar nossos serviços. Essa jornada depende do espírito de colaboração de cada um de nós”, opina João Carlos Nogueira Guirau, diretor técnico da Blocktime Tecnologia, uma das empresas que participa do SPTIC.

Veja o cronograma completo do semestre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *