home Artigos, SPTIC A importância de preparar sua loja virtual para a Black Friday

A importância de preparar sua loja virtual para a Black Friday

A Black Friday (Sexta-feira Negra) na verdade já existe no mercado mundial há mais de 40 anos. Originou-se nos Estados Unidos por meio de lojas físicas de varejo que tinham o objetivo de realizar uma ação de vendas após o feriado de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro. No Brasil, esta ação foi realizada pela primeira vez em 2010, apenas pelas grandes lojas de varejo on-line, onde realizou resultados de quase 800 milhões de reais. Essa marca positiva incentivou o mercado a adotar essa ação em seu calendário anual, estendendo-a a lojas virtuais de todos os portes, bem como a lojas físicas, de onde se originou.

De fato, podemos entender que, ao se ter a probabilidade de uma demanda maior, fora da curva de fluxo normal de vendas, exige-se toda uma preparação especial, afim de se ter um melhor aproveitamento desse comportamento sazonal do consumidor. Ele vai às compras neste período em busca de ofertas atraentes e com muita disposição para gastar. E sim, as lojas físicas de varejo se preparam para isso, como vemos claramente no período de Natal, com a contratação de funcionários temporários, aumento do estoque, entre outros. Mas aí eu me pergunto: Será que os donos de lojas virtuais também tomam precauções? Será que eles estão conscientes de que sua loja virtual pode sair do ar no meio da ação, por não suportar o tráfego de usuários, por exemplo?

Reunimos algumas dicas que podem ajudar as lojas virtuais a garantirem um melhor desempenho durante uma ação de vendas especial, como a Black Friday. A ideia é minimizar a possibilidade de o dono da loja ver naufragar sua chance de aumento dos resultados, ou mesmo ter sua ação convertida em um amargo prejuízo, onde o empresário sequer saberia como tal revés aconteceu.

Estas dicas têm apenas um objetivo: Manter sua loja virtual no ar, durante todo o período da ação de vendas. É possível que, por exemplo, uma projeção inadequada ocasione uma situação de vulnerabilidade, o que levaria aos problemas de acesso à loja virtual. Mas se estas dicas forem seguidas adequadamente, dificilmente ocorrerá qualquer tipo de problema. Portanto convido você a ler esse post, na íntegra, em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *